O FESTIM DOS CORVOS, de George R.R. Martin

Corvos demais, festim de menos

Apesar da pouca ação e dos extensos diálogos dos personagens em O Festim dos Corvos – o que não é um problema tão grave -, minha empolgação para ler A Dança dos Dragões estava bem maior e, por isso, devorar as páginas do quarto livro de As Crônicas de Gelo e Fogo foi possível e necessária. Preparem-se para a grande calmaria.

O Festim dos Corvos é o que posso chamar de maré baixa da saga. O livro está simplesmente sob o ponto de vista dos personagens centrados em Porto Real. O próprio autor, George R.R Martin, alerta ao final do livro – como se após ler tudo não desse para perceber a ausência de Daenerys e seus dragões, Tyrion, Jon Snow, Stannis, Melisandre e outros personagens na história. - Ou seja, o foco da trama recai sobre Cersei, Jaime, Arya, Sansa, Brienne, Samwell (Sam), alguns personagens das Ilhas de Ferro e outros de Dorne – terra de Oberyn Martell, aquele dos olhos ‘fundos’.

A ideia do autor foi dividir os livros quatro e cinco por regiões. A história inicial pareceu comprida para um único volume. O resultado foi personagens centrados em Porto Real para O Festim dos Corvos e personagens envolvidos em acontecimentos ao longo da Muralha e do outro lado do Mar para A Dança dos Dragões.

O que de fato se tem nesse livro é uma pausa para respirar após os acontecimentos dos dois primeiros volumes e as tragédias e reviravoltas de A Tormenta de Espadas, terceiro da saga.

O ponto mais positivo é a política centralizada e o clima de conspiração dos personagens. A desconfiança dos envolvidos na conquista dos Sete Reinos é cada vez mais evidente e quase sempre não se pode comprar a história de alguém tão facilmente, muito menos a aliança.

A Rainha Cersei parece mais amarga e paranoica do que nunca, o que só acrescenta no seu desejo em afastar e/ou destruir seus inimigos. Margaery Tyrell e Jon Snow que se cuidem, a rainha está com uma verdadeira obsessão nos dois.

Quem também leva créditos em termo de compulsão é Arya; a garota está focada em sua vingança. Em Bravos, seu treinamento desenvolve o que pode ser visto de longe em seus olhos: esperteza! Creio que a “Gata dos Canais”, como passa a se chamar, vai provar seu valor mesmo após a perda aparente da ‘esperteza’.

As andanças de Brienne, Podrick e Companhia me cansaram um pouco, mas quando parei para de fato refletir os diálogos dos personagens que os encontram, vi que nada ali está totalmente à toa.

Os outros personagens que não mencionei têm certos pontos fortes a serem analisados neste livro, mas dou destaque a Jaime Lannister e Samwell Tarly. Por mais cumpridas que tenham sido muitas de suas conversas e reflexões, pode-se notar que Jaime está mostrando um lado que não conhecemos e querendo fazer sua história – imagino que sempre pensando em preencher mais algumas páginas no Livro dos Irmãos.

A batalha dos homens das Ilhas de Ferro, liderada por Victarion Greyjoy, foi um dos momentos agitados da história, mas que durou pouco. Serviu para mostrar a que o irmão de Balon Greyjoy veio.

O ritmo tenso e cheio de suspense de George R.R. Martin só começa a voltar ao final do capítulo de cada personagem. Gargalhar com o temor da Rainha Cersei passa a ser inevitável.

Trocando em miúdos, O Festim dos Corvos é arrastado. Há passagens que poderiam ter sido reduzidas, outras cortadas e até melhores ângulos a serem abordados; essa é a verdade! Mas, a meu ver, o livro tem sua essência, conta sua parte na história. A diferença é que sem a grande empolgação e suspense dos três primeiros, afinal de contas, não se pode ter ação, mortes e reviravoltas o tempo inteiro. A obra mostrou-se em outro padrão, mas ainda não deixa de ser uma opção de leitura, até porque, não se pode ler saga pulando livro...

A esperança é de que A Dança dos Dragões volte ao ritmo normal da narrativa de Martin. Penso que o autor não pesou a mão na sua criação, apenas, descansou ela um pouco – houve menos festim!

Por Carl Alex
Share on Google Plus

About luvanornalves

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário