A CULPA É DAS ESTRELAS, de Josh Boone

Sinopse 

     A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.
     Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.
Impressão

      Resolvi registrar minha experiência ao assistir a adaptação de um dos livros mais comentados do escritor John Green - A Culpa é das Estrelas. Esse tipo de história não me atrai, por motivos de... A maioria apelar para o sofrimento dos personagens a fim de mexer com a emoção dos leitores/telespectadores, buscando nos conquistar através do apelo dramático.
      A Culpa das Estrelas não foge da característica, sem dúvida, mas confesso que ao assistir o filme me surpreendi com o modo em que os personagens se envolveram e a maneira como o laço de amor e amizade entre eles foi desenvolvido.
      O fato de o romance de Hazel Grace e Augustus Water (Gus) ter sido construído em cima da busca por respostas da obra preferida de Hazel, o livro Uma Aflição Imperial – que fala sobre câncer e ela sempre o lê – foi um fator que deu ao enredo certa “originalidade”. Não vemos apenas dois adolescentes trocando juras de amor em quartos bem decorados, belos pontos de Amsterdã  e jardins tranquilos, lamentando o quanto será triste e injusto que um deles irá morrer – tadinho do amor limitado – não! O enredo puxa um pouco para outros lados, sempre contornando as incertezas de Hazel em relação a vida e o próprio envolvimento com Augustus, fugindo, por alguns momentos, do padrão triste da “sensação pré-morte” de quem sofre com a doença (câncer).
      E mesmo Hazel sendo frustrada com tendências realistas da vida, a aproximação com Gus brota nela sentimentos mais fortes e reais, não só em relação ao que sente por ele, mas de maneira geral. 
      Os dois tem cenas muito românticas, bem construídas, rola um clima muito agradável de ver, mas... Também não é isso tudo de excelência. Alguns trechos são forçados, Gus desenvolveu um interesse muito rápido por Hazel – principalmente após a demonstração de sarcasmo dela - e algumas passagens são repetitivas até a história retomar ao desfecho iminente da morte, que em parte trouxe surpresa, me fazendo entender finalmente o estopim no público alvo ao apreciar a “coisa toda”. 
Mesmo não fazendo parte dos admiradores fervorosos de John Green e sua ‘comovente história’, curti o enredo e recomendo. Talvez um dia eu leia o livro, por enquanto, estou "Okay" apenas com a adaptação.

Por Carlos Alex
Share on Google Plus

About luvanornalves

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário