"ELA PEDIU PARA VIVER!"...


Eu realmente não ia comentar/falar nada sobre Dandara. Não por querer fugir da militância, por ser um falso militante ou por não me importar com as pessoas trans, mas porque não pretendia falar sobre essa atrocidade. Simplesmente por não conseguir. Não conseguia reunir argumentos ou formular nada critico o suficiente.
Eu só conseguia chorar e lamentar...
Não tive força suficiente para assistir aquilo. Assistir a um ser humano implorar pela vida frágil/indefesa/exposta e ter essa vida(que sem dúvida nenhuma foi marcada por duras e dolorosas batalhas) tomada de uma maneira tão bruta e desumana (provavelmente pelos ditos cristãos, os normais, os que vão herda o reino dos céus, "os héteros/cis/homens). Afinal de contas, Dandara era travesti/mulher/pobre/marginalizada por uma sociedade pobre que derrama litros e litros de sangue inocente por pura ignorância/preconceito/fanatismo. 

Então pq resolvi falar de Dandara? 

Minha mãe hoje, do nada, falou: 
"Não entendo como o ser humano pode ser tão desumano, cruel"
"O que foi, mãe?", perguntei.
"Aquele menin..... Aquela moça de Fortaleza!!!"
"Dandara?"
"Sim! Como alguém pode ser tão cruel assim? E ainda tem gente achando bom, certo. A mulher pediu pela vida. Pediu por tudo que fosse mais sagrado pela vida dela, e aqueles monstros a mataram. E esse governo não 'tá' nem ai. Os bandidos vão ficar impunes! Mesmo que fossem presos, não adiantaria de nada. Eles poderiam passar a vida na cadeia( o que eles fizeram foi abominável)."


Então, minha mãe me faz falar sobre Dandara, ou pelo menos tentar. Mãe nunca foi daquelas mães que dizem que "pra fora de casa, não é mais meu filho", mas sempre teve seus problemas para entender e aceitar as diferenças. Ouvi-la falando de Dandara com tristeza/amor/dor/medo, me fez chorar desesperadamente.

Minha mãe não só se revoltou, mas a reconheceu como pessoa/mulher, como alguém que merecia respeito e amor. 

Eu só tenho a dizer 

me desculpe, Dandara!
por ter pensado em ignorar tudo isso...
Desculpe! 
por você ter vivido em uma sociedade tão assustadora...
Desculpe! 
por terem tirado de ti teus sonhos...
Desculpe! 
por você ser mais uma estatística...
Desculpe! 
por ninguém ter tido  a decência de lhe proteger naquele momento!
Sinto muito! 
Do fundo do coração, espero que você desfrute da paz que dizem existir no pós-vida! 
Desculpe, Dandara! 
Por Luiz Carlos, aluno do curso de História, da FAFIDAM/UECE
em Limoeiro do Norte
Share on Google Plus

About luvanornalves

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

2 comentários:

  1. Sei que pode ser muita ignorância minha, mas não sabia disso. Não assisti noticiários esses dias e não vi nada na internet. Ao ver o seu post fui procurar saber mais e sem brincadeira, estou perplexa. Como o ser humano pode ser tão cruel? Como pode simplesmente não amar ao próximo sem restrições? Isso é muito chocante.
    Quero pedir desculpas também. Desculpe, a vítima dessa sociedade dessa sociedade, machista, opressora e cruel. Só me desculpe!

    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  2. Acontece que, hoje em dia, muita coisa é deixa no esquecimento, Magia é Sonhar. O ser humano se desestruturaliza cada dia mais em função de sua brutalidade, mesmo ainda se julgando racional.

    ResponderExcluir