11 filmes e séries que PARECEM obras de Stephen King

É incontestável afirmar que Stephen King é um gênio! Desde 1974, data da primeira publicação de Carrie, A Estranha, o homem vem redesenhando o quadro sutil e os diversos modos de aterrorizar a mente de suas personagens e mais ainda: de seus ávidos leitores que sempre esperam por mais.

Por este universo imenso de obras-primas como O Corpo (Conto do livro As Quatro Estações, de 1982, que deu origem ao filme Conta Comigo), O Iluminado, Misery (1987), Mr. Mercedes (2015), It – A Coisa e À Espera de um Milagre, organizei esta lista com 11 filmes e séries que apresentam em seu enredo, ou no método em que a narrativa é contada, semelhanças com obras do autor, fazendo-nos sempre pensar que “Parece Stephen King, mas…”

1 - SOBRE MENINOS E LOBOS (2003)

Baseado na obra de Dennis Lehane, Apresenta em sua narrativa dois momentos. No primeiro, Jimmy, Sean e Dave são crianças e bons amigos. Isto até a manhã em que dois policiais levam Dave. Quantro dias depois, nada mais será como antes. Vinte e cinco anos depois, Os três amigos se reencontram em um doloroso momento, tendo agora diante de sim a chance de enfrentarem o monstro que os separou, enfrentando as consequências de tudo o que será revelado sobre amizade e confiança.

O que tem de parecido? Observe como os diálogos e a baixa iluminação da fotografia conferem tom semelhante às obras de King.
Livros semelhante: 
 It – A Coisa (1986); O Corpo (1982); O Apanhador de Sonhos (1999)

2 - ONDE OS FRACOS NÃO TEM VEZ (2008)

Llewelyn Moss encontrou vestígios de uma venda de drogas. Apesar de saber que não deve, ele não resiste e leva com ele o dinheiro que encontrou. Então, o impiedoso assassino Chigurh trava uma caçada em busca de Moss, tanta para reaver o dinheiro, quanto para por fim ao ladrão.

O que tem de parecido? Fora as sutilezas nos atos violentos, tudo assemelha-se à busca do Pistoleiros pelo Homem de Preto, bem como toda a devastação que fica pelo caminho, à medida que os confrontos acontecem. Assim como acontece no conto A Tribo, temos uma caçada típica de gato e rato onde, pesando-se os motivos, você se pega questionando quem merece viver.
Livros semelhante:  
A Tribo (conto que King escreveu com o filho, Joe Hill, em 2013); A Torre Negra (1982 a 2004)

3 - BELEZA AMERICANA (2000)

Filme de Sam Mendes, apresenta Lester Burhan, homem que não aguenta mais o emprego e se sente impotente perante a vida. Infeliz no casamento, seus objetivos mudam quando conhece Angela Hayes, amiga de Jane, sua filha. Encantado, Lester decide reconstruir sua vida, mas tudo nem sempre acontece como se espera.

O que tem de parecido? King costuma organizar suas narrativas em blocos, alocando dentro de cada um deles as camadas onde existem suas personagens, em grupo. Deste ponto ele começa a narrativa, até que todos estes micro-universos se choquem, unindo-se.
Livros semelhante:  
‘Salem (1975); Achados e Perdidos (2016);

4 - HUSH – A MORTE OUVE (2016)

A escritora Maddie Toung vive uma vida isolada desde que perdeu sua audição quando era adolescente, presa em um mundo de total silêncio. Porém, quando um rosto mascarado aparece em sua janela, Maddie precisa ir além dos seus limites físicos e mentais para conseguir sobreviver. 

O que tem de parecido? Construção bem aos moldes de King, vemos o confronto, o desenvolvimento e a manipulação psicológica como focos. Fora o fato da protagonista ser uma escrita, recorrência nas obras do autor. Assim como Jessie presa à cama em Jogo Perigoso, Maddie tem apenas o controle de seus pensamentos para conseguir encontrar uma saída.
Livros semelhante:
Misery - Louca Obsessão (1987); Jogo Perigoso (1992), O Gigante do Volante (conto do livro Escuridão Total sem Estrelas);

5 - SONS OF ANARCHY (2008 a 2014)

Um grupo de motoqueiros segue suas próprias leis e comanda, por baixo dos panos, o tráfico de armas na região da aparentemente pacata cidade Charming.


O que tem de parecido? Motos potentes. Amizade fortes. Estradas incertas. Balas reservas. O Conto A Tribo casaria bem como um episódio desta série. Stephen King, bem como o filho Joe Hill, gostam por demais deste universo de motoqueiros. Inclusive, Hill redireciona passagens de suas obras ao tema, como em Nosferatu e A Estrada da Noite.
Livro semelhante:  
A Tribo;

6 - NEBRASKA (2014)

Um filho decidirá acompanhar seu velho pai até Nebraska com a finalidade de cobrar um cheque de um milhão de dólares que ele supostamente ganhou. A relação entre eles nunca foi boa, mas a viagem poderá trazer benefícios para os dois.

O que tem de parecido? King é repleto de personagens mal-resolvidos com suas famílias. Muitos que vivem sobre a aparência, até que seja necessário revelar o que existe no passado, para que se resolva as pendências. 
Livros semelhante: 
 Passagens sobre o passado de Jessie em Jogo Perigoso; Duma Key (2008); Joyland (2014); O Iluminado (1977); O Pistoleiro – A Torre Negra I;

7 - SLEEPERS – A VINGANÇA ADORMECIDA (1997)

Quatro garotos da periferia de Nova York são condenados a passar um ano em um centro correcional depois de um trote malsucedido. Trinta anos depois, se reencontram e têm a chance de se vingar das surras e humilhações sofridas durante a detenção.

O que tem de parecido? Aos moldes de Sobre Meninos e Lobos, apresenta a mesma premissa de crianças que, agora adultas, querem revelar o tamanho do seu terror.
Livros semelhante:  
It – A Coisa (1986); O Corpo (1982); O Apanhador de Sonhos (1999); Rita Hayworth and Shawshank Redemption (conto que deu origem ao filme Um Sonho de Liberdade)

8 - O PROFISSIONAL (1994)

Mathilda tem apenas 12 anos de idade mas já conhece o lado obscuro da vida: seu pai abusivo guarda drogas para policiais corruptos e a mãe a negligencia. O vizinho Léon gosta de cuidar de plantas, mas é um assassino de aluguel para o gângster Tony. Quando sua família é assassinada por um agente antidrogas desonesto, Mathilda se une a um relutante Léon para aprender o negócio mortal e vingar a morte da família.

O que tem de parecido? Creio que, neste caso, o que se assemelha a King é a tensão. Há o mesmo mecanismo de contar a vida de universos distintos, confrontando-os em seguida, mas penso ser a tensão, o peso de confrontos eminentes surgindo que lembra bastante a construção de confrontos prolongados dentro dos enredos do autor.  
Livros semelhante
Mr. Mercedes; Achados e Perdidos; ‘Salem;

9 – BRAVURA INDÔMITA (2010)

Depois que um bandido chamado Tom Chaney assassina seu pai, uma menina de 14 anos e mal-humorada, Mattie Ross, contrata Rooster Cogburn, um embriagado homem da lei para ajudá-la a encontrar Chaney e vingar seu pai . A dupla briguenta não está sozinha em sua busca. Um Texas Ranger, chamado LaBoeuf, também vem monitorando Chaney por razões próprias. Juntos, o trio se aventura em um território hostil para distribuir um pouco da justiça do Velho Oeste.

O que tem de parecido? Narra a mesma relação entre uma criança e um adulto, em que, juntos, saem em uma grande aventura, motivada pela sede de justiça, fator recorrente nas obras de King.
Livros semelhante:  
A Torre Negra (Entre Roland e Jake); ‘Salem (entre Bem e Mark); Mr. Mercedes (Hodges e Jerome);

10 - O ANJO MALVADO (1993)

A mãe de Mark morre, e ele vai morar com seus tios e o primo Henry. Acidentes estranhos ocorrem após sua chegada, e Mark sabe quem pratica as atrocidades. Só não será fácil para o garoto provar que o culpado é um membro da família...

O que tem de parecido? Uma vez mais crianças confrontando o mal em sua origem, formado, moldado com toda a crueldade que jamais se imaginou existir.
Livros semelhante: 
It – A coisa (em sua primeira parte);

11 - PSICOSE (1961)

A secretária Marion Crane que, após dar um desfalque em seu empregador, vai parar num decadente motel, dirigido por um perturbado rapaz, Norman Bates, e das consequências a partir desse encontro.

O que tem de parecido? Como em King, o autor do livro que deu origem ao filme, Robert Bluch, explana a vida das personagens, redirecionando-as ao confronto. Contudo, em Psicose, saliento o poder que a narrativa tem em mudar o protagonista bem no meio da trama.
Livros semelhante:  
Jogo Perigoso;

Espero que esta lista desperte em você o interesse, tanto em assistí-los, quanto em ler as obras citadas.
No site Filmow, você pode encontrar esta lista com outras sugestões dentro do mesmo tema clicando AQUI.


Presentei-se, então, com um bom King e bons filmes! 
Share on Google Plus

About luvanornalves

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário