Um MegaStar testando Física Quântica em THE SCHRODINGER SHOW, de Carlos Orsi.

Em The Schroedinger Show (2013), Carlos Orsi correlaciona elementos incomuns juntos: Um astro da música e a Mecânica quântica.
O conto de duas páginas mostra uma cena no futuro, onde dois amigos conversam sobre o quanto incrível é a teoria de um físico austríaco chamado Erwin Schrödinger. Porém, um dos dois amigos é um megastro da música e, dentro das possibilidades evolutivas do futuro, decide comprovar a teoria em sua próxima turnê pelo mundo.


“Eu vou estar presente e ausente ao mesmo tempo, cara. Piração, meu. Mecânica quântica, cara. Quântica. Sacou?”


Quem é fã da série The Big Bang Theory já deve ter visto o episódio em que Sheldon explica a teoria. Trata-se de uma experiência imaginária, na qual um gato, no papel de cobaia, está vivo e morto ao mesmo tempo! A hipótese foi concebida por Erwin Schrödinger, um dos mais brilhantes cientistas do século XX. A intenção era mostrar como o comportamento das partículas subatômicas parece ilógico se aplicado numa situação fácil de ser visualizada, como um gato preso numa caixa fechada.
Na situação proposta por ele, a vida do animal ficaria à mercê de partículas radioativas. Se elas circulassem pela caixa, o gato morreria; caso contrário, ele permaneceria vivo. Assim, de acordo com as leis do mundo subatômico, ambas as possibilidades podem acontecer ao mesmo tempo – deixando o animal simultaneamente vivo e morto. 
Se o cientista olhasse para dentro da caixa,  veria nada de mais, apenas um gato – vivo ou morto. Isso porque, segundo a física quântica, se houvesse o mínimo de interferência, como uma fonte de luz utilizada para observar o fenômeno, as realidades paralelas do mundo subatômico entrariam em colapso e só veríamos uma delas.
A questão enquanto se lê é...


Se ele conseguirá ou não comprovar a teoria!

O conto faz parte da coleção Contos do Dragão, o maior acervo de contos publicados de forma individual no Brasil, onde histórias de Fantasia, Ficção Científica, Terror, Policial e Romances Paranormais vivem juntos publicados pela Editora Draco.

A história trás uma abordagem meio que aos moldes d’O Guia do Mochileiro das Galáxias (1979), de Douglas Adams, com sua liguagem simples e informal. Traço comum também à série de ficção científica interplanetário Doctor Who.
O conto vale a pena ser lido pela peculiaridade do assunto, nem que seja somente para beber um pouco das loucuras incríveis que a Fìsica revela.



Por Luvanor N. Alves

Share on Google Plus

About luvanornalves

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário